Informações sobre Balão Intragástrico - Digest Endoscopia e Fisiologia Digestiva

Sempre em sintonia com as inovações tecnológicas.

Com equipamentos de última geração e corpo clínico em constante atualização.

Informações sobre Balão Intragástrico

Balão intragástrico: como se usa

A cada ano, aumenta o número de brasileiros que sofrem com a obesidade. Além disso, um estudo realizado em 2009 pelo Ministério da Saúde aponta um crescimento de 10% em mortes no país por diabetes mellitus, doença diretamente ligada à obesidade. A enfermidade é resultado da mudança na alimentação das pessoas, atinge indivíduos de diferentes idades e prejudica outras funções do organismo. Para mudar essa realidade, uma alternativa eficaz é a colocação de um balão intragástrico no estômago por meio de uma endoscopia digestiva alta.

Antes da realização de qualquer procedimento, é importante buscar profissionais experientes e informações sobre o assunto. Na Digest Endoscopia e Fisiologia Digestiva, você encontra a experiência de especialistas reconhecidos e a segurança de um ambiente hospitalar de qualidade, preparado com salas e equipamentos para emergência. É fundamental também entender para quais casos a colocação do balão é indicada e se você se encaixa em alguma das situações.

Como o balão intragástrico auxilia na perda de peso?

O balão intragástrico auxilia na perda de peso como tratamento pré-cirúrgico e em pessoas que precisam perder cerca de 15% do peso. No caso de tratamento pré-operatório, o procedimento é feito antes da cirurgia. O balão, produzido em silicone flexível e preenchido com soro fisiológico e corante, é desenvolvido especialmente para resistir à acidez do órgão.

Como é realizado o procedimento?

O procedimento é realizado por meio de uma endoscopia digestiva alta para colocação do balão intragástrico. A estrutura de silicone irá ocupar um determinado espaço dentro do estômago e vai auxiliar na perda de peso em pacientes submetidos a uma dieta especial. O balão poderá ficar no organismo por até seis meses, quando deve ser retirado.

Para a retirada do balão, também é realizada uma endoscopia digestiva alta e, neste momento, o especialista rompe a estrutura com uma pinça especial. Todo o líquido do interior do balão de silicone é aspirado com instrumentos específicos. A endoscopia digestiva alta para colocação e retirada do balão não é um procedimento cirúrgico. É feita com aparelhos modernos e com sedação, é indolor e bem tolerada pela maioria dos pacientes.

Aqui, nossos especialistas realizam este procedimento com sedação cuidadosa e segura. A clínica conta com sala de recuperação, para que o paciente fique em repouso o tempo necessário, e está localizada bastante próxima ao Pronto Atendimento do Hospital Santa Catarina de Blumenau.

 

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado das 08hs às 12hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa